PPD/PSD Ponte de Lima: Intervenção do vereador do PSD

4 de novembro de 2008

Intervenção do vereador do PSD

Reunião da Câmara Municipal de 3 de Novembro de 2008

PERÍODO ANTES DA ORDEM DO DIA

No período antes da Ordem do Dia, Manuel Trigueiro abordou questões de índole social, trânsito e segurança.
Questionou a Câmara Municipal sobre o desenvolvimento do processo de apoio à jovem Catarina, que se encontra a frequentar o ensino superior em Braga.
Perguntou sobre o número de solicitações de apoio no âmbito do projecto "Ponte Amiga" e as entidades que propõem à Câmara Municipal esse apoio.
Manifestou a sua preocupação quanto ao trânsito na zona das escolas, apontando sinalização inadequada e a necessidade de limitar a velocidade dos veículos que vêm do lado do S. Nicolau, pois qualquer acidente põe em risco as crianças que frequentam a zona.
Por fim, recomendou que fosse estudada a possibilidade de “gradear”, de forma adequada, a zona circundante à ponte romana e que apresenta altura elevada relativamente ao areal.


AS RESPOSTAS

- Relativamente ao "gradeamento" da zona circundante à ponte romana, o Presidente da Câmara solicitou consenso na solução a adoptar, referindo que já se experimentaram a colocação de pedras que serviriam de banco, mas que não conquistaram grande apoio.

- Na questão da sinalização da zona escolar, o Presidente da Câmara reconheceu que a mesma não está adequada. Interveio o Vereador do Pelouro do Trânsito que apontou alterações e complemento da sinalização existente.

- No que diz respeito aos apoios à jovem Catarina, o Presidente da Câmara referiu o apoio prestado pela Fundação António Feijó, correspondente a 75% dos custos globais de transporte, referindo que os restantes 25% deverão ser assegurados pela sociedade civil, caso contrário a Câmara Municipal repensará novo apoio.


ORDEM DO DIA

Manuel Trigueiro votou favoravelmente a aquisição de um prédio urbano no Largo Alexandre Herculano, a cedência do Teatro Diogo Bernardes à Associação Desportiva “Os Limianos”, para a realização das festividades carnavalescas, os pedidos de apoio social no âmbito da “Ponte Amiga”, assim como os subsídios às freguesias de Vilar das Almas, Serdedelo, Sandiães e Anais, além dos subsídios aos Ranchos Folclóricos de S. Martinho da Gandra e Correlhã.
Quanto a obras públicas votou os projectos de execução das instalações de saúde em Refóios do Lima e o pavilhão gimnodesportivo do Trovela.