PPD/PSD Ponte de Lima: 7 ABRIL - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

7 de abril de 2009

7 ABRIL - DIA MUNDIAL DA SAÚDE



Pelas pessoas

Ao comemorar-se mais um aniversário do Dia Mundial da Saúde, a comissão política de sessão do PSD de Ponte de Lima denuncia a falta de soluções encontradas para o envelhecimento da população, o aumento de doenças crónicas, o consumo de bebidas alcoólicas na juventude, entre outras.
Portugal é o país onde "o acesso aos cuidados de saúde é um dos piores da Europa".
De 1991 a 2007, o orçamento do Ministério da Saúde mais que quintuplicou e em 2008 foi de 8.700 milhões de euros, correspondendo a perto de dezasseis por cento das despesas da Administração Central.
Em primeiro lugar têm de estar as pessoas, por isso é fundamental a criação de condições para uma prestação de cuidados de saúde de excelência para toda a comunidade.
É necessário reorganizar os serviços em função de patologias!
É necessário agir preventivamente!
É necessário ajustar as necessidades das populações às alterações demográficas e proporcionar a resolução dos seus problemas, dado que os doentes necessitam dum serviço completo!
Actualmente, a palavra qualidade é muito utilizada por todos nós, mas há necessidade de obter resultados de excelência para todos os intervenientes na instituição, sejam eles utentes, gestores ou profissionais de saúde.
Urge um novo perfil de liderança e uma planificação prévia com o objectivo de desenvolver e envolver os profissionais, proporcionando-lhes aprendizagem, formação actualizada, melhoria contínua. Não podemos esquecer a atenção aos utentes, nem a escuta activa da sociedade. Em suma, É PRECISO MOTIVAR E ENVOLVER TODOS!