PPD/PSD Ponte de Lima: Reunião da Câmara Municipal de 18/05/2009

28 de maio de 2009

Reunião da Câmara Municipal de 18/05/2009

PERÍODO ANTES DA ORDEM DO DIA

Manuel Trigueiro apresentou um protesto pelo facto de ainda não ter sido agendado na ordem de trabalhos, a alteração à toponímia em Crasto e em conformidade com a pretensão das populações.
Perguntou se já havia resposta do Sr. Presidente da Junta da Vila à solicitação camarária sobre horário dos bares e sobre a execução do parque radical.
Questionou sobre a existência de bocas-de-incêndio nas freguesias onde existe rede de água e manifestou serem insuficientes os ecopontos distribuídos pelo concelho. Lamentou ainda que em algumas freguesias o lixo se acumulasse, recomendando a alteração do período de recolha.
Questionou o Sr. Presidente da Câmara se tinha informação quanto ao serviço de urgência que se pretende instalar no Hospital Conde de Bertiandos e sobre o serviço de internamento, que segundo rumores ficará sem os médicos de medicina interna.
Solicitou à Câmara Municipal que pressionasse as entidades responsáveis pelas estradas Ponte de Lima – Ponte da Barca, onde o piso se apresenta impróprio e Freixo-Corvos, pois no lugar de Ribeiro em Calvelo, são necessários passeios para peões, passadeira e a supressão de bermas profundas e perigosas.
Na área desportiva manifestou ouvir muitas queixas ao pavilhão municipal em construção (acrescento) e a falta de tratamento no piso sintético do campo da veiga de Crasto o que o torna demasiado duro, ouvindo-se inúmeras reclamações principalmente de miúdos.
Por fim, comentando a “declaração fúnebre” do Sr. Presidente da Câmara relativa à substituição do Comando Distrital da PSP de Viana do Castelo, quis deixar claro que não haver unanimidade camarária quanto ao assunto, referindo até que dos conhecimentos que tem, considera a substituição muito oportuna.

ORDEM DO DIA

Manuel Trigueiro votou favoravelmente a proposta de isenção de taxas de esplanadas, a proposta de isenção de taxas de publicidade, as normas de cedência de espaço do Museu Terceiros, a aquisição do terreno para o campo do Vitorino de Piães, o apoio à “Vaca das Cordas” e a venda de um lote no parque empresarial da Queijada.
Votou ainda favoravelmente os apoios solicitados pelas Juntas de Freguesia de: Arcos; Fornelos; Moreira do Lima; Refóios; Facha; Cabração; Mato; Fojo Lobal; Correlhã; Rebordões Santa Maria e Gemieira.

Respostas do Presidente da Câmara

• A alteração da toponímia tem esquecido (Gaspar Martins) mas vem para a próxima sessão;
• A Junta da Vila ainda não respondeu ao assunto do horário dos bares;
• O parque radical está a concurso;
• Sobre os vidrões referiu que quando se despejam na periodicidade definida, ainda se encontram parcialmente vazios. Referiu que a seu tempo também nas freguesias serão enterrados.
• Sobre saúde disse não ter informação concreta, mas também ouviu dizer que a medicina interna passará para Viana.
• A estrada da Barca vai ser toda pavimentada (brevemente) e considerou justas as alterações em Calvelo, referindo estar a pressionar há já algum tempo.
• O sintético será tratado e quanto ao pavilhão comentou ir ter o melhor piso possível e as áreas adequadas, afinal o que interessa num pavilhão.
• Por fim referiu que só discordou da substituição do comando da PSP se esta se verificou por pressões sindicais.