PPD/PSD Ponte de Lima: Reunião da Câmara Municipal de 15/06/2008

16 de junho de 2009

Reunião da Câmara Municipal de 15/06/2008

Intervenção do vereador do PSD

P.A.O.D.


Manuel Trigueiro iniciou a sua intervenção sobre as eleições europeias, reafirmando a disponibilidade dos eleitos social-democratas na defesa dos interesses da região, nomeadamente do nosso concelho.
Recomendou a limpeza de monumentos limianos (cadeia velha), questionou sobre a problemática do encerramento de alguns bares em dia de “Vaca das Cordas” e sobre a obra de instalação do bar do Arnado.
Manifestou a sua solidariedade com todos os que defendem a qualidade dos Serviços de Saúde no Hospital Conde de Bertiandos, recomendando à Câmara Municipal que não deixe de pressionar a tutela na defesa dos interesses dos limianos, pois o objectivo em retirar os profissionais de medicina interna de Ponte de Lima, é acabar com o internamento no hospital no curto prazo.
Solicitou informação sobre o estudo de impacto ambiental relativo ao TGV, questionando se à Câmara Municipal alguma vez foi solicitado parecer quanto ao trajecto Porto – Vigo.
Perguntou se as câmaras de vídeo existentes nos candeeiros da zona histórica têm registo de som e se tal facto está autorizado pela Comissão Nacional de Protecção de Dados.
Insistiu mais uma vez na necessidade de repor o pavimento convenientemente na rua Conde de Bertiandos, assim como a repavimentação da rua Cassiano Baptista.
Referindo-se às obras da zona histórica, solicitou informação sobre projecto das mesmas e sobre a concordância entre o projectado e o executado, nomeadamente no areal.
Por fim referiu alguns casos sociais a merecer apoio e atenção por parte da Câmara Municipal.


Ordem do Dia


Manuel Trigueiro votou favoravelmente as propostas apresentadas no âmbito da “Ponte Amiga”, os apoios solicitados pelas Juntas de Freguesia de Vitorino de Piães, Freixo, Gemieira, Gaifar, Boalhosa, Anais, Friastelas, Cabração, Estorãos, Moreira do Lima, Facha, Calvelo e Seara.
O vereador social-democrata votou ainda favoravelmente os apoios solicitados pelo Rancho Folclórico da Correlhã, Associação Cultural e Desportiva de Calheiros e Centro Paroquial e Social de Beiral do Lima. Aprovou o protocolo com as Associações de Estudantes e Grupos de Teatro, o projecto do parque radical, a aquisição de terreno para o Município, as normas de utilização do Albergue dos Peregrinos e o protocolo geral de cooperação com a Fundação de Ensino e Cultura Fernando Pessoa relativo à edição de um atlas ambiental.

Respostas do Presidente da Câmara

• Nunca foi solicitada opinião à Câmara Municipal sobre o traçado do TGV Porto – Vigo;
• Sobre a obra do Arnado lamentou a posição da Confraria de Santo António, dizendo que nunca interferiram com nada ao longo dos anos e vêem agora, indevidamente, dizer que são os donos do espaço.
• Sobre os bares afirmou que a questão foi com as cervejarias, não compreendendo contudo a sua posição, pois já no passado beneficiaram do que agora contestam. A Câmara apenas apoiou e bem as instituições “A.D. Os Limianos” e a “E.D.L.”.
• Afirmou haver total concordância entre o projecto de remodelação da zona histórica e as obras executadas, afirmando nomeadamente que o areal é propriedade da Câmara Municipal. O prolongamento da rampa já existente, foi executado de forma simples e leve de maneira a que qualquer intervenção de natureza arqueológica possa ser realizada com facilidade e não haja desperdício de custos.
• Por fim referiu que as câmaras de vídeo não estão ligadas, pois para isso têm de ser licenciadas pelo Ministério da Administração Interna. É o MAI que solicita parecer à Comissão Nacional de Protecção de Dados.