PPD/PSD Ponte de Lima

15 de novembro de 2013


 
Vereador do PPD/PSD denuncia baixo poder de compra dos Limianos e
solicita divulgação de estudo do INE no site da Câmara Municipal
 
 
Foi divulgado na passada sexta-feira, dia 8 de Novembro, o Estudo do Instituto Nacional de Estatística relativo ao "Poder de Compra Concelhio" de 2013, que se refere a dados recolhidos para o ano de 2011.
 
Nesse estudo são ordenados os concelhos portugueses em termos de poder de compra per capita e, adicionalmente, é apresentada uma variável que mede o impacto do Turismo na riqueza média das pessoas de cada concelho. Assim, pode verificar-se objectivamente o seguinte:

 
1. Ponte de Lima é apresentado na lista como sendo o 96º concelho mais pobre de Portugal, entre os 308 concelhos.

2. A riqueza de uma pessoa em Ponte de Lima é, em média, igual a 65% de um português médio.

3. Ponte de Lima é apenas o 6º distrito do distrito de Viana do Castelo, em termos de riqueza per capita, colocado atrás de Viana do Castelo, Caminha, Cerveira, Valença e Monção.

4. A variável referente ao impacto do Turismo na riqueza das pessoas do concelho demonstra que a aposta feita nesta área não é relevante para o poder de compra da população do concelho.

O vereador do PPD/PSD, na reunião do executivo, do passado dias 11 de Novembro, solicitou que as conclusões objetivas, que derivam apenas da leitura dos números e não incluem qualquer juízo de valor, e o respetivo estudo sejam disponibilizados no website do município e publicitados da mesma forma que outros estudos conhecidos no passado.

Entendendo o website e plataformas digitais da Câmara Municipal como sendo ferramentas de informação e não meios de propaganda que censuram os factos negativos acerca do concelho, o website, página de Facebook e revista municipal devem servir para informar de forma rigorosa, completa e objetiva a população do concelho que, como se compreenderá, tem direito a conhecer este importante estudo do Instituto Nacional de Estatística, referiu Manuel Barros.

Sem comentários: