O PSD através do seu vereador, Eng. Manuel Barros, propôs que o nome do primeiro presidente da Câmara, eleito em democracia, Dr. João Abreu Lima, passasse a constar da toponímia da vila de Ponte de Lima.
PROPOSTA
PONTE DE LIMA, UMA VILA A PROTEGER E A REABILITAR
Com este título nasceu uma publicação, hoje tão atual como outrora, que se deve à ação de um homem que encarou a sua função como uma oportunidade de oferecer a Ponte de Lima, linhas programáticas que garantissem um futuro enquadrado na herança cultural da urbe. Aos desmandos que levaram a que Ponte de Lima, perdesse de forma irreversível muitos dos seus valores patrimoniais e arquitetónicos respondeu com uma visão de planeamento assente na proteção e valorização patrimonial do território.
Este homem, caso estivesse entre nós, em 4 de Julho deste ano faria 95 anos de idade. É uma pessoa que foi devotada a Ponte de Lima. Definiu uma política de desenvolvimento, fundamentada na preservação patrimonial e na criação de infraestruturas.
Da sua ação nasceram novos instrumentos de ordenamento do território, novas iniciativas culturais e sociais. Foi o maior dinamizador do Arquivo Municipal, tendo a suma inteligência de chamar José Rosa Araújo para a sua instalação. Essa perspicácia, tendo sempre presente os superiores interesses de Ponte de Lima, levou-o a apelar à saudosa Maria Laura Achemann para o ajudar na dinamização turística do concelho.
Foi deputado à Assembleia da República em quatro legislaturas e foi o primeiro Presidente da Câmara de Ponte de Lima, eleito após o 25 de Abril. Para testemunhar a sua grandeza de caráter e o respeito e admiração que soube conquistar basta dizer que todas as deliberações emanadas das reuniões de Câmara, durante a sua presidência, foram subscritas por unanimidade. Como homem tinha uma dimensão ajustada aos valores que perfilhava, porventura consentâneos com uma vida social profundamente humana.
Chama-se João Abreu Lima.
Assim, proponho e recomendo à Câmara Municipal que o dia 4 de Julho de 2017 seja preenchido com um programa de homenagem ao Dr. João Abreu Lima, devendo ser nomeada uma Comissão para o efeito e que o seu nome passe a constar da toponímia da vila de Ponte de Lima.
Ponte de Lima, 27 de fevereiro de 2017
O Vereador do PPD/PSD,
(Manuel Barros)
Sem comentários:
Enviar um comentário