PPD/PSD Ponte de Lima: Reunião da Câmara Municipal de 12/01/2009

13 de janeiro de 2009

Reunião da Câmara Municipal de 12/01/2009


INTERVENÇÃO DO VEREADOR DO PSD


PERIODO ANTES DA ORDEM DO DIA


Manuel Trigueiro invocando a sua proposta da anterior sessão, onde solicitava o congelamento dos aumentos nos espaços arrendados pela Câmara Municipal, apontou o exemplo do vizinho concelho de Ponte da Barca que através de deliberação suspendeu por este ano os aumentos impostos pelo Regulamento.
Apontou a necessidade de dinamizar as actividades de intercâmbio com Xinzo de Limia, referindo a boa jornada cultural verificada no Teatro Diogo Bernardes.
Questionou sobre as novas funções da VALIMAR, estrutura de pessoal (é integrada na CIM ou mantêm-se?) e objectivos específicos que vai cumprir para com o nosso concelho.
Por fim, referiu que a sede do concelho necessita de uma atitude de maior brio. Apontou maus acabamentos, obras de empresas públicas eternamente adiadas, entradas em Ponte de Lima mal cuidadas e um rio com ar de abandono, principalmente em frente à zona histórica.

ORDEM DO DIA

Manuel Trigueiro votou favoravelmente a atribuição das medalhas de mérito, a aquisição de terreno à Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Lima, os apoios no âmbito do Projecto Ponte Amiga, o apoio às freguesias de Friastelas e Estorãos, assim como a construção de 14 casas de habitação social (distribuídas pelo concelho), a empreitada de valorização urbanística do passeio ribeirinho e a candidatura Minho In, no âmbito do PROVERE.
As respostas do Presidente da Câmara
- não congela aumentos regulamentados porque seria um pouco abonatoria campanha eleitoral;
- responsabilizou os autarcas galegos pelo facto da geminação ter estado adormecida ao longo dos anos;
- respondeu quanto à necessária funcionalidade da VALIMAR, que para além do acompanhamento dos projectos em curso, terá todo o interesse em se manter activa;
- discordou da afirmação que a vila está pouco cuidada, dizendo não ser esse o retorno que tem por parte da população residente e visitantes.