PPD/PSD Ponte de Lima: Declaração do PSD Ponte de Lima sobre a Linha de Muita Alta Tensão

12 de fevereiro de 2014

Declaração do PSD Ponte de Lima sobre a Linha de Muita Alta Tensão



A comissão politica do PPD/PSD manifesta repúdio pela atitude da Câmara Municipal de não tomar, no devido tempo, as providências de informar e esclarecer a população limiana, nomeadamente das freguesias afetadas, do estudo do impacto ambiental relativo à construção da linha dupla trifásica de alta tensão a 400 kv. Este comportamento de leviandade prejudicou o concelho de Ponte de Lima e impediu que os limianos tivessem uma participação ativa e responsável num processo de grande importância local. 

A Câmara Municipal de Ponte de Lima revelou comodismo, subserviência e falta de sentido democrático, porque escondeu e tomou decisões sem ouvir e envolver as Juntas de Freguesia e os munícipes, assumindo uma responsabilidade que devia ser partilhada pelos limianos, atendendo às suas variadas repercussões no espaço territorial concelhio.



A discussão que hoje estamos a fazer sobre o assunto é tardia, mas só aconteceu porque o nosso vereador alertou, na reunião de 3 de Fevereiro, para a necessidade da Câmara Municipal se pronunciar sobre o tema. 

A consulta pública, no âmbito do estudo do impacto ambiental, iniciou-se no dia 16 de Dezembro de 2013 e termina no próximo dia 13 de Fevereiro, apesar dos primeiros contatos com a Câmara Municipal se iniciarem já no ano de 2011. O fechar de portas ao esclarecimento e à discussão pública, afastou a possibilidade dos limianos conhecerem com rigor o que está em causa, nomeadamente a localização dos trajetos da linha da alta tensão, as freguesias afetadas e as possíveis consequências na saúde pública e no património natural e construído.

O facto é que o concelho de Ponte de Lima é dos mais afetados, sendo um total de 28 as freguesias afetadas, a postura da câmara continua a ser de uma prepotência inqualificável, recusando discutir sequer a possibilidade de o prazo de consulta publica ser alargado, conforme nova proposta apresentada pelo nosso vereador.

Não pode valer tudo, as pessoas tem de ser ouvidas, estar no poder não nos dá o direito de decidir sozinhos, esperamos retratamento por parte do executivo do PP, alguém agiu mal, quem o fez, senão se demitir deverá ser demitido os valores da democracia não podem ser nunca postos em causa e no caso concreto foram gravemente ultrapassados.

Ponte de Lima, 11 de Fevereiro de 2014

O Presidente da Comissão Política

Sem comentários: