PPD/PSD Ponte de Lima: Assembleia Municipal - Internalização das análises clínicas no Hospital Conde de Bertiandos

4 de maio de 2016

Assembleia Municipal - Internalização das análises clínicas no Hospital Conde de Bertiandos


A propósito da decisão da ULSAM de iniciar a "primeira fase de internalização das análises clínicas” no Hospital Conde de Bertiandos, o grupo do PSD na Assembleia Municipal, através do seu membro, Ricardo Vieira, fez uma proposta de recomendação onde levantou algumas questões. 

" 
(…) 

Entendemos que as unidades de saúde tem três obrigações: primeiro, tratar do utente, segundo, gerir os recursos ao dispor e, terceiro, respeitar os contribuintes. 

Acreditamos assim, que não existirá inconveniente para o utente que voluntariamente decidir usar o laboratório do HCB, o faça. 

No entanto, e não conhecendo a fases que se seguirão, colocamos a esta Assembleia as nossas dúvidas, que certamente serão também as dúvidas de todos: 

Terá sempre o utente a liberdade de escolha? 

Os tempos de espera serão mantidos? 

Os resultados são facultados ao utente para que o mesmo possa recorrer a uma opinião externa ao SNS? Em que momento? 

Numa fase posterior está prevista a aplicação da norma a todos os utentes dos Centros de Saúde/USF’s de Ponte de Lima? 

Numa fase posterior está prevista a aplicação da norma a todos os utentes com necessidade de colheita de análises clínicas no domicílio? 

Numa fase posterior está prevista a aplicação da norma a todos os restantes Municípios da área de abrangência da ULSAM? 

Estas são algumas dúvidas para as quais, enquanto eleitos, devemos procurar respostas. Para que sejam acautelados os direitos e a equidade de acesso ao SNS dos nossos concidadãos, para que não resultem dúvidas ou omissões, os eleitos do PSD na Assembleia Municipal de Ponte de Lima recomendam que a Câmara Municipal de Ponte de Lima se mantenha atenta e informada sobre este processo, que mantenha esta Assembleia ao corrente das suas diligências e indagações, para que todos possamos contribuir para que a qualidade de resposta dos serviços de saúde no nosso concelho não decresça.”

Sem comentários: