PPD/PSD Ponte de Lima: Assembleia Municipal

2 de setembro de 2009

Assembleia Municipal

PSD NA LINHA DA FRENTE


No próximo dia 4 de Setembro realiza-se a última reunião da Assembleia Municipal de Ponte de Lima, após um mandato de quatro anos. O PSD de Ponte de Lima considera muito positiva a intervenção dos seus membros eleitos. Foram vários os temas que mereceram a participação activa do PSD, nomeadamente através de apresentação de propostas concretas de melhoria da qualidade de vida da população limiana, das quais se destacam as seguintes:
-----------------------------------------------------------------------------------
Ambiente
• Proceder à distribuição gratuita de contentores / cestos de recolha com cores diferentes (azuis para papéis e papelões, amarelos para plásticos e metais, verdes para os vidros), por cada habitação para se poder proceder à recolha selectiva do lixo porta-a-porta.
• Criar meios de separação, nos espaços públicos, que permitam às pessoas depositar os seus resíduos no respectivo balde de forma distinta, favorecendo inclusivamente a recolha da água da chuva e dos resíduos verdes.
• Reforçar a rede de ecopontos para a recolha selectiva de materiais.
-----------------------------------------------------------------------
Educação
• Criar um gabinete de acção social escolar do município, onde sejam integrados membros da Câmara Municipal, das Juntas de Freguesia, da Gestão dos Agrupamentos Escolares e das Associações de Pais, com o intuito de atribuir subsídios a todos os estudantes oriundos de famílias mais carenciadas, nas seguintes modalidades: alimentação, livros e material escolar.
• Fazer um inventário do material didáctico existente no concelho, de forma a poder delinear-se a sua utilização numa estratégia conjunta entre a autarquia e os projectos educativos das escolas.
• Criar uma brigada de intervenção rápida da Câmara Municipal para as escolas do concelho de modo a resolver problemas de electricidade, canalização, vidros, etc.
• Disponibilizar um autocarro da Câmara Municipal uma vez por ano, por escola, possibilitando às escolas a escolha da visita de estudo mais apropriada no âmbito dos respectivos Projectos Educativos.
• Criar quadros de excelência para os estudantes do concelho, contribuindo assim para a promoção do sucesso escolar e educativo, ao reconhecer os alunos que se distinguem pela excelência nos domínios cognitivos, culturais, sociais e/ou pessoais.
---------------------------------------------------------------------
Desporto
• Criar um “Centro Desportivo” qualificado com várias valências (futebol, hóquei, andebol, voleibol, basquetebol, futsal, BTT, judo, karaté, ténis, marcha, karting, entre outros…), garantindo uma rede de transportes municipal – é uma questão de gestão e opção política.
. Criar um “Centro Desportivo” qualificado com várias valências, como base de sustentação ao desporto de competição, mas sobretudo, com o intuito de cativar o aumento do desporto de manutenção e lazer)).
• Investir em infra-estruturas de boa qualidade, que se tornem locais apelativos e com acesso a todos, nomeadamente parques infantis e outras valências desportivas, de forma a contemplar, cabalmente, todas as freguesias.
• Integrar, na Câmara Municipal, um Técnico Superior em Desporto e/ou Gestão Desportiva.
---------------------------------------------------------------------
Saúde
• Celebrar protocolos de colaboração entre a Câmara Municipal de Ponte de Lima, o IDT – Instituto da Droga e da Toxicodependência e os Agrupamentos Escolares do município, visando o desenvolvimento de competências psicossociais no sentido de promover nos alunos das escolas do município a tomada de decisão, reflectida e autonómica, perante o aliciamento de substâncias psicoactivas.
• Promover encontros entre os diferentes profissionais que prestam serviços no contexto da alimentação ao serviço da autarquia limiana e/ou outras autarquias, de modo a favorecer-se a troca de experiências e a sensibilização para os cuidados da alimentação saudável e das consequências da obesidade.
• Incentivar a implementação de programas educacionais e de intervenção (sexualidade humana, toxicodependência, higiene e segurança, entre outros).
• Proporcionar rastreios gratuitos e palestras sobre bons hábitos de saúde.
• Garantir o apoio domiciliário a idosos sem retaguarda familiar, auxiliando-os em pequenas tarefas domésticas como substituir uma lâmpada, trocar um vidro partido ou até mesmo em pequenas obras nas habitações, sem esquecer o transporte do idoso ao Centro de Saúde mais próximo (Promoção do Voluntariado Social).
• Divulgar eficazmente a oferta disponível no concelho na área dos cuidados de saúde.