PPD/PSD Ponte de Lima: PETIÇÃO: TGV? NÃO, OBRIGADO!

11 de fevereiro de 2010

PETIÇÃO: TGV? NÃO, OBRIGADO!


Impedir que o traçado Porto – Vigo passe pelo concelho de Ponte de Lima.
Para: Assembleia da República, Governo (Ministério das Obras Públicas)
Pode subscrever a petição aqui
http://www.peticaopublica.com/?pi=P2010N1230.

No seguimento da conferência de imprensa de ontem, publicamos o texto da petição:



"O objectivo desta Petição on-line é a angariação de assinaturas de pessoas residentes e recenseadas no território nacional, com o propósito de recorrer junto da Assembleia da República com o intuito de impedir que o traçado Porto – Vigo passe pelo concelho de Ponte de Lima.

A nível nacional, uns aplaudem e outros condenam a opção do transporte ferroviário de grande velocidade (TGV) por convicção e por falta de oportunidade.

No distrito de Viana do Castelo, a discussão está centrada no concelho de Ponte de Lima, onde estão colocadas duas hipóteses para o traçado do comboio de alta velocidade e todos estão de acordo que nenhum desses traçados é bom, uma vez que destrói núcleos urbanos e património ambiental.

Sabendo que este é um dos piores problemas que o concelho terá de enfrentar nos próximos tempos, nós defendemos uma oposição ao projecto TGV e recusamos a sua travessia pelo concelho de Ponte de Lima, tendo em conta não só a inviabilidade financeira do projecto, mas sobretudo a desfiguração que vai promover e a rotunda ausência de benefícios directos para os Limianos.

Sabendo que o TGV pode atingir 380 Km/h, mas que no Eixo Porto – Vigo só poderá atingir 250 Km/h (cf. http://jn.sapo.pt/multimedia/infografia.aspx?content_id=1181253 ), questionamos se é necessário o investimento previsto de 1,4 mil milhões de euros? Questionamos se há necessidade de retalhar o concelho limiano, provocando quebras irreversíveis na unicidade de várias freguesias? Questionamos se é imperioso prejudicar, agora e no futuro, o desenvolvimento sustentado de Ponte de Lima?

Considerando que esta questão do TGV deve ser vista com sentido de responsabilidade política, promovendo o desenvolvimento sustentado, entendemos que este não parece ser o melhor caminho, por comprometer as próximas gerações e por ser demasiado criticável, social e economicamente.

Considerando que a população não se deve sentir impotente e deve lutar com todos os meios ao seu alcance, temos que ser resistentes na defesa da nossa e das futuras gerações, pelo que não queremos o TGV por convicção.

Assine esta petição on-line para pedir à Assembleia da República e ao Governo de Portugal que impeça que o traçado Porto – Vigo passe pelo concelho de Ponte de Lima.

OS SIGNATÁRIOS"

Sem comentários: