PPD/PSD Ponte de Lima: ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE PONTE DE LIMA do dia 26 de Fevereiro de 2010

1 de março de 2010

ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE PONTE DE LIMA do dia 26 de Fevereiro de 2010

Proposta “Um Rio próximo das pessoas”, (O Rio em Ponte de Lima), apresentada pelo PSD, foi aprovada por maioria, com 36 votos a favor, 25 contra e 12 abstenções. (Ver proposta actualizada).
Voto de Louvor ao jornal Cardeal de Saraiva, apresentado pelo PSD, aprovado por unanimidade.
Há também a salientar a inserção de Clara Alexandra Magalhães Rocha, eleita pelo PSD, na Comissão de Protecção de Crianças e Jovens, onde também se encontra Isabel Castro (também eleita nas listas do PSD na AM) dado ter sido nomeada para integrar a respectiva comissão como professora – tutora.

No período de Antes da Ordem do Dia, intervieram três membros eleitos pelo PSD:
. Alípio Matos questionou a autarquia sobre o levantamento de fábricas de serração feito em 2008 e sobre a situação do bar do Arnado. O senhor Presidente da CM justificou dizendo que “estamos num país que sofre de burocracias”.
. Isabel Castro falou sobre a actividade física e referiu a necessidade de espaços públicos apropriados para o efeito. O senhor Presidente da CM reconhece a pertinência do tema, mas salientou que “temos um parque infantil em cada jardim-de-infância”, esquecendo-se que estes não estão abertos à população em geral.
. Pedro Ligeiro referiu que a petição “TGV? NÃO, OBRIGADO” é suprapartidária e fez um apelo para que a assinassem, tendo referido que foi enviada para todos os membros do executivo camarário. O senhor Presidente da CM disse não comentar o pedido.
. José Nuno Araújo abordou a ausência e a necessidade de um Regulamento Protocolar de Subsídios. O senhor Presidente da CM diz que “há critérios de atribuição” e que “há transparência na atribuição de subsídios”, no entanto, continua sem os apresentar.

Do período da ordem do dia, destacam-se as seguintes intervenções:
. Intervenção de Manuel Barros na argumentação da proposta "Um rio próximo das pessoas".
. Intervenção de Filipe Lima, com sugestão de voto a favor na discussão e votação da “Fixação da Taxa de IRS para 2010”, onde foi explicada a abstenção do vereador do PSD na reunião de Câmara. A fixação da taxa de IRS foi aprovada por unanimidade.
. Intervenção de José Nuno Araújo, com sugestão de voto contra na discussão e votação do “Projecto do Regulamento de Liquidação e Cobrança de Taxas e outras Receitas Municipais e Relatório de Fundamentação Económico-Financeira”, onde foi defendida a implementação de todas as taxas para o mínimo legal no município e Ponte de Lima. Este projecto foi aprovado por maioria, com 8 votos contra e 1 abstenção.
. Intervenção de Paulo Morais, com sugestão de voto contra na discussão e votação do “Regulamento Municipal de Edificações do Concelho e Relatório de Fundamentação Económico-Financeiro”, que referiu que o regulamento era demasiado grande e cheio de excepções às regras, sendo, por isso, de difícil utilização para os munícipes. Destaca-se também desta intervenção a frase “Quem tiver a bênção do poder faz o que quer; quem não a tiver não faz construção nenhuma”. Este regulamento foi aprovado por maioria, com 12 votos contra e 1 abstenção.
. Intervenções dos membros eleitos pelo PSD Alípio Matos, Pedro Ligeiro e Paulo Morais, na discussão e aprovação do “Projecto de Localização do Centro Educativo de Ponte de Lima e Parque Urbano/ Área de Lazer com vista à obtenção de Declaração de Interesse Público Municipal e de Declaração de Imprescindível Utilidade Pública”, onde foi evidente o exercício da liberdade de opinião e de voto pelos membros do PSD.

Sem comentários: