Manuel Barros, vereador do PSD, apresentou na última reunião da Câmara Municipal de Ponte de Lima uma proposta para que seja abolido o parque de estacionamento de motociclos no largo de Camões, em Ponte de Lima, e seja definida uma nova localização num local mais apropriado.
Infelizmente a maioria CDS continua a defender a localização do parque de estacionamento de motociclos bem no meio da "nossa" "sala de visitas".
Infelizmente a maioria CDS continua a defender a localização do parque de estacionamento de motociclos bem no meio da "nossa" "sala de visitas".
PROPOSTA
“Possivelmente não haverá nenhum habitante de Ponte de Lima que não considere o Largo de Camões como a sala de visitas da vila e do concelho.
É também um espaço que faz parte do património edificado, pela história das várias alterações que foi alvo especialmente na segunda metade do século XIX, com a infeliz demolição da cerca muralhada e da Torre dos Grilos. Mais tarde o seu piso vem a ser alterado, após a grande cheia de 1909. A meio da primeira metade do século XX sofre novas obras de beneficiação recebendo o Chafariz, transferido do Largo Dr. António Magalhães.
Este Chafariz dá-lhe a imponência que o espaço necessitava e é uma homenagem ao Mestre João Lopes, autor do seu risco renascentista.
Tendo a Câmara Municipal há precisamente um ano, tomado a decisão de fazer de parte do Largo de Camões um parque de estacionamento de motociclos, entendo que tal medida então assumida como provisória, e com a qual não concordei, está em tempo de ser revogada.
Esta medida, como se sabe, foi contestada pela generalidade da população da vila e com certeza mereceu a discordância da população do concelho.
Hoje, após ser testada durante um ano, conclui-se que em nada contribui para o bom ordenamento urbano, para um bom planeamento de espaços e empobrece qualquer dinâmica de humanização do Centro Histórico.
Assim, proponho que seja abolido o parque de estacionamento de motociclos no Largo de Camões e definida uma nova localização num local mais apropriado, na certeza que todos estaremos a pugnar pelo desenvolvimento sustentável do Centro Histórico.”
Mais sobre este assunto
Lugares reservados para o estacionamento de motociclos no largo de Camões