Foi chumbada a proposta apresentada pelo vereador do PSD, Manuel Barros, de criação de uma unidade móvel de cuidados primários de saúde.
Manuel Barros, Vereador do PPD/PSD, apresentou em reunião da Câmara Municipal, uma proposta de criação de uma unidade móvel de cuidados primários de saúde, mas a mesma acabou chumbada com 5 votos contra CDS, 1 voto a favor do PSD e 1 abstenção MOV51.
PROPOSTA: UNIDADE MÓVEL DE CUIDADOS PRIMÁRIOS DE SAÚDE
“Como é do conhecimento geral a população do concelho de Ponte de Lima tende para o envelhecimento. O índice de natalidade é inferior ao índice de mortalidade, um fenómeno que se passa um pouco por todos os concelhos do país, sendo mais significativo nas regiões do interior com níveis inferiores de acessibilidades.
O concelho de Ponte de Lima, apesar de ter uma cobertura positiva em matéria de Centros Paroquiais e Sociais, pelas suas caraterísticas territoriais, as respostas não conseguem suprir as necessidades. Do levantamento efetuado pelos serviços da Guarda Nacional Republicana o nosso concelho apresenta um número elevado de idosos isolados e sem respostas sociais.
Verifica-se que, num caso ou noutro, o serviço de apoio domiciliário dos Centros Sociais ainda consegue responder em matéria de condições alimentares e de higiene pessoal. Porém a maior lacuna que se sente para este nível de isolamento tem a ver com a satisfação dos cuidados primários de saúde.
Se indicarmos como exemplo a freguesia de Vilar do Monte, devemos concluir que o acesso aos serviços de saúde, de pessoas idosas e com dificuldades de mobilidade é altamente deficiente ou quase inexistente. Esta freguesia é apenas exemplificativa do que acontece com os lugares de Vacariça e S. Mamede, em Refóios do Lima, com Lastral, em Calheiros, com Cerquido, em Estorãos, com Vila Chã, em Beiral, com a Quinta do Monte, na Correlhã, com freguesia da Boalhosa, com a freguesia de Rendufe, com a freguesia de Labrujó e porventura outros lugares ou freguesias mais recônditas da sede do concelho.
Para estas populações existe a absoluta necessidade de prestação de cuidados de saúde primários em proximidade, diminuindo o isolamento social e atenuando as situações de fragilidade e vulnerabilidade.
No sentido de promoção da igualdade e de melhoria da qualidade de vida destes lugares e freguesias proponho:
Que seja promovida uma parceria entre a Administração Regional de Saúde e a Câmara Municipal de Ponte de Lima de modo a colocar-se em funcionamento, no imediato, uma UNIDADE MÓVEL DE SAÚDE E APOIO SOCIAL, dotada de recursos humanos e materiais para prestar cuidados de saúde, de tratamento, de reabilitação e apoio social”
Sem comentários:
Enviar um comentário