PPD/PSD Ponte de Lima: Maioria CDS chumba criação de uma unidade móvel de cuidados primários de saúde

15 de março de 2017

Maioria CDS chumba criação de uma unidade móvel de cuidados primários de saúde

Foi chumbada a proposta apresentada pelo vereador do PSD, Manuel Barros, de criação de uma unidade móvel de cuidados primários de saúde.
Manuel Barros, Vereador do PPD/PSD, apresentou em reunião da Câmara Municipal, uma proposta de criação de uma unidade móvel de cuidados primários de saúde, mas a mesma acabou chumbada com 5 votos contra CDS, 1 voto a favor do PSD e 1 abstenção MOV51.

PROPOSTA: UNIDADE MÓVEL DE CUIDADOS PRIMÁRIOS DE SAÚDE
“Como é do conhecimento geral a população do concelho de Ponte de Lima tende para o envelhecimento. O índice de natalidade é inferior ao índice de mortalidade, um fenómeno que se passa um pouco por todos os concelhos do país, sendo mais significativo nas regiões do interior com níveis inferiores de acessibilidades.
O concelho de Ponte de Lima, apesar de ter uma cobertura positiva em matéria de Centros Paroquiais e Sociais, pelas suas caraterísticas territoriais, as respostas não conseguem suprir as necessidades. Do levantamento efetuado pelos serviços da Guarda Nacional Republicana o nosso concelho apresenta um número elevado de idosos isolados e sem respostas sociais.
Verifica-se que, num caso ou noutro, o serviço de apoio domiciliário dos Centros Sociais ainda consegue responder em matéria de condições alimentares e de higiene pessoal. Porém a maior lacuna que se sente para este nível de isolamento tem a ver com a satisfação dos cuidados primários de saúde.
Se indicarmos como exemplo a freguesia de Vilar do Monte, devemos concluir que o acesso aos serviços de saúde, de pessoas idosas e com dificuldades de mobilidade é altamente deficiente ou quase inexistente. Esta freguesia é apenas exemplificativa do que acontece com os lugares de Vacariça e S. Mamede, em Refóios do Lima, com Lastral, em Calheiros, com Cerquido, em Estorãos, com Vila Chã, em Beiral, com a Quinta do Monte, na Correlhã, com freguesia da Boalhosa, com a freguesia de Rendufe, com a freguesia de Labrujó e porventura outros lugares ou freguesias mais recônditas da sede do concelho.
Para estas populações existe a absoluta necessidade de prestação de cuidados de saúde primários em proximidade, diminuindo o isolamento social e atenuando as situações de fragilidade e vulnerabilidade.
No sentido de promoção da igualdade e de melhoria da qualidade de vida destes lugares e freguesias proponho:
Que seja promovida uma parceria entre a Administração Regional de Saúde e a Câmara Municipal de Ponte de Lima de modo a colocar-se em funcionamento, no imediato, uma UNIDADE MÓVEL DE SAÚDE E APOIO SOCIAL, dotada de recursos humanos e materiais para prestar cuidados de saúde, de tratamento, de reabilitação e apoio social”

Sem comentários: