PPD/PSD Ponte de Lima: Reunião da Câmara Municipal de 17/11/2008

20 de novembro de 2008

Reunião da Câmara Municipal de 17/11/2008

Intervenção do Vereador do PSD


Período Antes da Ordem do Dia


Manuel Trigueiro começou por solicitar ao Presidente da Câmara, informação relativa à Comunidade Intermunicipal do Alto Minho.
Seguidamente abordou o sector da Educação. Questionou sobre a evolução da situação dos alunos do Ensino Básico, que em Vilar do Monte se deslocam a pé vários quilómetros e sobre o “funcionamento permanente” do Centro Escolar de Pentieiros.
Lamentou que os “Magalhães” distribuídos aos alunos nas escolas de Freixo e Refóios, aquando da visita do Primeiro-ministro, tivessem sido recolhidos logo de seguida, frustrando as expectativas dos alunos, que pressionados em cima da hora para se inscreverem na aquisição do computador, não foram mais que figurantes em acto propagandista, o que não deixe de ser uma “estranha atitude pedagógica”.
Manuel Trigueiro solicitou ainda informação sobre as obras a decorrer no Monte da Madalena e sobre a colaboração com o Concelho por parte da Universidade do Minho e da Universidade Católica.
Sugeriu a avaliação do estado de conservação dos passadiços existentes na Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos e a execução em projecto da proposta de gradeamento a colocar (eventualmente) na zona histórica, como protecção contra quedas para o areal, a fim de ser analisada pela Câmara Municipal.
Por fim, questionou o Presidente da Câmara sobre a evolução dos processos que opõem a Câmara Municipal e o seu Presidente à Lacto Ibérica.

Ordem do Dia

Manuel Trigueiro votou favoravelmente a isenção de taxas de utilização das piscinas pela Escola Desportiva Limiana, o apoio social solicitado no âmbito do projecto “Ponte Amiga”, os subsídios aos Grupos Folclóricos do Concelho e ainda os apoios solicitados pelas Juntas de Freguesia de Vilar das Almas, Freixo, Fornelos e Labrujó.

Respostas do Presidente da Câmara

- Sobre a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho: nada se passou de relevante
- Sobre os “Magalhães”: a Câmara nada sabe, pois não é da sua responsabilidade (“nada temos a ver com isso” – disse).
- Sobre as crianças de Vilar do Monte: Todos têm transporte. Há tardes em que alguns miúdos têm de esperar pelo fim das aulas. Ou ficam a estudar na escola, que tem condições, ou vão a pé para casa (caso não queiram esperar) – O assunto está a ser tratado com a Junta de Freguesia para se encontrar uma solução.
- Sobre o Monte da Madalena: está por concluir; vai andar.
- Sobre a Lacto Ibérica: Não há desenvolvimentos.